Domingo é dia de Sunday Roast


Sunday roast, culinária, comida inglesa
Sunday Roast

Adoramos comer bem. Fazemos questão de aproveitar que moramos em uma cidade multicultural como Londres para sempre experimentar comidas diferentes, novos sabores. Mas não queremos, e não podemos deixar de prestigiar a culinária anfitriã. Por isso domingo é dia de Sunday Roast!

Alguns dizem que a Inglaterra não tem uma identidade culinária marcante. Fish & chips é sempre lembrado como prato típico que o turista deve experimentar. Mas não é apenas de fish & chips que vive a cozinha inglesa.

A história do Sunday Roast

O amor do inglês por carne é uma história antiga, a carne assada (roast beef) ganhou destaque durante o reinado do rei Henrique VII. A partir de 1485, os guardas reais podiam comer carne todo domingo depois da igreja. Isso rendeu a eles o apelido de “beefeater”. Deve ser por isso também que os franceses chamam os ingleses de “Rosbifs” (carne assada) até hoje. Essa tradição logo se espalhou pela população em geral, que passou a usar padarias locais para assar grandes pedaços de carne que seriam comidos durante a semana.

Sunday roast, Hampton Court Palace, Henry VIII
Nessa foto você pode observar como era assada a carne nas cozinhas do Hampton Court Palace, castelo preferido de Henry VIII.

Seguindo a tradição, como hoje é domingo fomos comer o tradicional Sunday Roast, ou o assado de domingo, em uma tradução literal. A carne pode variar, porco, cordeiro, frango e até versões vegetarianas, atualmente. Mas claro, que se você quiser manter a tradição e fazer como os ingleses faziam no século XV, um bom assado de carne bovina é sempre a melhor escolha.

Para acompanhar a carne assada, batata também assada, claro, vegetais e o yorkshire pudding. A batata ganhou espaço no prato lá pelos idos do século XVIII. Foi trazida da América pelos espanhóis. Os vegetais ajudam a colorir o prato, um dos mais populares e tradicionais é a cenoura. Lá estava ela no nosso prato, acompanhada pelo brócolis e pela couve.

Yorkshire pudding

O yorkshire pudding nem sempre esteve lá. Já foi servido antes do assado, porém hoje faz parte do prato e, pode-se dizer, que dos componentes do prato é o inglês legítimo. Originário da região de York no norte da Inglaterra o pudding, que cá entre nós não é bem um pudim, parece bem mais com um pãozinho leve e cheio de ar. Ele é feito basicamente de farinha, ovos, leite e água. Essa massa é levada ao forno em uma assadeira com uma porção generosa de óleo no fundo. Ele cresce e fica com essa aparência dourada e deliciosa. Para dar mais sabor a todos esses ingredientes, o toque final que é molho (gravy).

Onde comer

Sunday Roast, Yorkshire pudding, comida inglesa, culinária.

Hoje em dia qualquer plebeu pode comer Sunday roast. Por toda Inglaterra o prato é servido em pubs.

Hoje nós fomos no The Mall Tavern, que fica bem pertinho da Estação de metrô de Notting Hill Gate. Na nossa opinião é um dos melhores, por isso sempre voltamos nele, de preferência em grupo. Como manda a tradição inglesa, almoço de domingo deve ser um momento para confraternizar com a família ou com os amigos depois de uma semana de trabalho.

Pub, The Mall Tavern, Sunday Roast
The Mall Tavern, Notting Hill.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.