12 curiosidades sobre o Metrô de Londres


metro curiosidade Londres
Paddington Station

Hoje vamos apresentar 12 curiosidades sobre o Metrô de Londres. O metrô, ou “the tube” como é mais comumente chamado pelos  londrinos, é geralmente a maneira mais rápida de circular pela cidade.

O metrô de Londres tem suas origens na Ferrovia Metropolitana, a primeira ferrovia subterrânea de passageiros do mundo. Inaugurada em 1863, a primeira linha elétrica  foi inaugurada em 1890, fazendo dele o primeiro sistema de metrô do mundo. É também o terceiro mais longo, com 402 km e atende mais de 1.2 bilhões de usuários a cada ano.

Com mais de 150 anos de história muitos são os fatos interessantes que podem ser contados, aqui selecionamos 12 curiosidades para você saber um pouco mais sobre esse eficiente, rápido e moderno sistema de transporte Inglês.

1. A LINHA MAIS ANTIGA DO MUNDO

linha metro Londres

A linha Metropolitan Line, conectando Paddington a Farrington foi a primeira linha de trem subterrâneo de passageiros do mundo, começou a funcionar em 9 de janeiro de 1863. É considerada a origem do sistema de metrô de Londres. Hoje parte desse trajeto é feito também pela linha Hammersmith & City Line.

2. A MARCA DO METRÔ DE LONDRES

A  logo marca do metrô de Londres tem uma barra azul sobreposta a um círculo vermelho, foi criado pelo designer  Edward Johnston em 1913.

3. AS LINHAS QUE ATENDEM AO METRÔ (TUBE) 

Atualmente são 11 linhas abrangendo a Grande Londres:

  • Metropolitan Line – 1863
  • Hammersmith & City Line – 1863*
  • District Line – 1868
  • Circle Line – 1884
  • Northern Line – 1890
  • Waterloo & City Line – 1898
  • Central Line – 1900
  • Bakerloo Line – 1906
  • Piccadilly Line – 1906
  • Victoria Line – 1969
  • Jubilee Line  – 1970
  • *parte da Metropoltian Line até 1988

4. MAIS DE 1 BILHÃO DE JORNADAS SÃO FEITAS A CADA ANO

A cada ano, cerca de 1,3 bilhão de viagens são feitas no metrô de Londres. A estação mais movimentada do sistema é Waterloo, Jubilee Line, com cerca de 100 milhões de passageiros por ano, a menos utilizada é Roding Valley na Central Line com cerca de 260 mil passageiros por ano. 

5. SEMPRE TEM UMA ESTAÇÃO PERTO DE ONDE VOCÊ QUER IR

O metrô de Londres tem um total de 270 estações. A distância mais longa entre estações é de aproximadamente 9.5 km entre Chesham e Chalfont & Latimer, Metropolitan Line.

A menor distância fica entre  Leicester Square e Covent Garden, 0.26km, na Piccadilly Line (como Covent Garden costuma ser muito movimentada, é melhor sair na estação de Leicester Square e ir caminhando)

metro Londres curiosidades
High Street Kensington Station

6. A ESTAÇÃO MAIS PROFUNDA É QUASE 60 METROS ABAIXO DO NÍVEL DA RUA

A estação subterrânea mais profunda é Hampstead, na Northern Line, localizada a cerca de 58,5 metros abaixo do nível da rua. Há um elevador, é claro, e também uma escada em espiral  com mais de 320 degraus, em caso de uma emergência (ou se você quiser fazer exercício).

7. A ESCADA ROLANTE MAIS LONGA TEM APROXIMADAMENTE 60 METROS

A  escada rolante mais longa está localizada na estação de Angel, possui 60 metros (197 degraus), Northern Line.

8. MEIO MILHÃO DE RATOS MORAM NOS TÚNEIS DO METRÔ DE LONDRES

É estimado que 500 mil ratos circulam pelos túneis e estações do metrô de Londres, mas eles não são as únicas pragas que vivem por lá, existe uma espécie de mosquito – Culex pipiens molestus –  conhecida por ser um pouco mais voraz que seus primos que vivem na superfície. 

9. GRANDE PARTE DOS TRILHOS DO METRÔ NÃO SÃO SUBTERRÂNEOS

Halesden Station

Toda a rede do metrô de Londres possui aproximadamente 400 km de extensão, empregando mais de 4.100 trens e ligando 270 estações. Mas apenas cerca de 45%   são subterrâneos. 

10. EM 1969, A RAINHA ELIZABETH DIRIGIU UM TREM DA LINHA VICTORIA

Em 1969, em comemoração para inauguração da Victoria Line, a rainha Elizabeth II dirigiu um trem da estação de Green Park até Oxford Circus. Foi seu segundo passeio em um trem do metrô de Londres, o primeiro foi quando ela tinha 13 anos. Porém, não foi sua última incursão pelo metrô de Londres, em 1977 ela novamente foi responsável pela inauguração da extensão de um trecho da linha Piccadilly Line.

11. JERRY SPRINGER NASCEU NA ESTAÇÃO DE HIGHGATE

Jerry Springer nasceu na Estação de Highgate, na Northern Line, em 13 de fevereiro de 1944, quando sua mãe procurou abrigo durante uma incursão da Luftwaffe durante a Segunda Guerra Mundial.

12. O  ICÔNICO MAPA DO METRÔ DE LONDRES FOI INSPIRADO EM UMA PLACA DE CIRCUITO ELETRÔNICO

O icônico mapa do metrô de Londres, que na verdade não é de todo uma representação topográfica ou geográfica real, foi projetado em 1933 por Harry Beck, um engenheiro que trabalhava nos escritórios do metrô de Londres,  foi inspirado por placas de circuito eletrônico. Mas o departamento rejeitou a proposta inicial, alegando que era radical demais, e Beck recebeu uma quantia insignificante, menos de £10 o equivalente a £600 hoje, pelo seu trabalho. Dois anos e algumas modificações depois, no entanto, o metrô adotou o mapa e o utiliza desde então. 

mapa do metrô de Londres 1933
Mapa do Metrô de Londres, 1933

Quer saber mais sobre o metro? Veja aqui e aqui

Veja aqui como se deslocar em Londres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.